O blog que chupa a merda que há na internet...

29.10.06

Chupanço-Duplo #27

Valor de juízo





Ontem à noite a RTP1 fez uma transmissão em directo à volta do seu programa Grandes Portugueses. Mais do que um programa, temos aqui uma missão nacional, pelo menos a avaliar pelos meios: um painel de ilustres respondia às questões de Maria Elisa no Palácio de Queluz, entremeado por algum tempo de satélite a levar-nos às intervenções de algumas personalidades ocasionais sedeadas em Évora e Braga.

Discutiu-se muita coisa. Desde tentar saber como deve ser um Grande Português, até tentar descortinar em quem os pequenos portugueses andam a votar. Neste ponto, Maria Elisa avança com informação escaldante e afiança que até ao momento «69% dos portugueses votou em figuras já mortas e os outros 31% em figuras já vivas».

Até que se chega ao incidente Salazar. Alguns comentadores, de modo cordato e ordeiro, desfilam-se a ilibar a RTP da omissão do ditador na lista de sugestões de Grandes Portugueses apresentada no seu site. Louvaram-se os valores que Salazar nunca respeitou e quis-se demonstrar que, se no tempo de Salazar aquela discussão nunca poderia ter acontecido, então a criatura ficava à porta daquela festa.

A dada altura, José Hermano Saraiva pede a palavra e explica que não pode deixar de ouvir as críticas ali desenhadas na testa do estadista sem dizer que Salazar era qualquer coisa da qual já não consegui perceber nada, tal o chinfrim com que os arautos da liberdade se lançaram à jugular do historiador. De balbúrdia instalada, Maria Elisa, higiénica, decide amputar a intervenção de JHS (tal como fará nas subsequentes tentativas de JHS manisfestar a sua opinião). Fizeram bem. JHS quis ter uma opinião, mas seria manifestamente a errada. Ainda bem que alguém lhe meteu juízo naquela cabeça.

[Permalink] [Calvin]

*****************--------------------****************

Falar à vontade




Portugal está em décimo lugar no ranking sobre liberdade de imprensa elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras que engloba 168 países. (SIC)

O facto de não haver leis que impeçam a emissão dos noticiários da TVI deve ter garantido a nossa entrada para o Top 10.

[Permalink] [Calvin]