Chupa-"Hum,bem-pensado!" #14
Psicologia invertida | |
Pais fecham escola do Porto a cadeado em protesto contra encerramento. [...] Os pais e crianças encontram-se à porta desta escola desde as 8h00, tendo fechado o estabelecimento a cadeado e colocado uma faixa branca com a frase: "Não ao fecho da escola". (Público)
Para protestar contra o encerramento de uma escola, encerra-se a escola. Pode ser só má vontade minha, mas este protesto peca por alguma falta de credibilidade.
Apesar disso, é compreensível esta necessidade de inovar as formas de protesto. Em blocos noticiosos recheados de manifestações, movimentos de contestação e um vasto sortido de lamúrias colectivas, é cada vez mais difícil alguém chamar a atenção. E o potencial deste novo estilo de protesto autofágico é perfeitamente colossal. Já imagino as notícias:
- Aministia Internacional manifesta-se junto da sede da ONU, apelando ao desarmamento mundial. Foram lançadas granadas ao som de rajadas de metralhadora.
- Bispos portugueses condenam o uso de preservativos em festarola realizada no Passerelle.
- Centrais sindicais manifestam-se hoje pela semana de 35 horas semanais de trabalho em jornada de 24 horas de trabalho sem turnos.
- Deputados portugueses defendem na Assembleia uma maior moralização da actividade política. As intervenções foram feitas através de vídeo-conferência a partir da Europa, América do Sul e Ásia.
- Associação Portuguesa de Editores e Livreiros tenta incentivar os hábitos de leitura dos portugueses com a iniciativa Um Livro Vale Ouro. Durante um mês o preço dos livros sofrerão um agravamento de 500%.
- Manuel Maria Carrilho alerta que em Portugal não se cultiva o pensamento filosófico e edita um livro.
- O Prof. Fernando Pádua lançou hoje duras críticas ao Estado pelo seu manifesto desinteresse na prevenção das doenças cardiovasculares. As declarações foram feitas na Confraria do Charuto Cubano.
[Permalink] [Calvin]