O blog que chupa a merda que há na internet...

17.4.06

Chupa-Chupa #20

Blogotinha: para um vómito total

A maneira mais simples de descrever o blog Blogotinha é: só tem merda. E como dizia o Occam, a explicação mais simples tende a ser a mais correcta. Infelizmente, isto é só uma descrição e não uma explicação. Acho que ninguém me conseguirá explicar como é que um lixo de blog como a Blogotinha tem tantas visitas, chegando mesmo a ultrapassar alguns blogs pornográficos. E este nojo dura há mais de três anos. Prova de que haver internet em todas as casas não significa necessariamente que o país evolua e progrida; muito pelo contrário. Para o leitor distraído que nunca tenha visitado este repositório de trampas, passo a descrevê-lo com maior minúcia. Nenhum estreptococo fecal vai passar indetectável.

Diz a Blogotinha que deve ser «um dos poucos Blogs portugueses (se não mesmo o único!!) que nunca dará para ser convertido em livro». É absolutamente verdade porque tudo o que é postado na Blogotinha já apareceu noutro sítio qualquer. Não há nada de original naqueles posts. Qualquer livro feito a partir deste penico seria um plágio descarado. Ou é o joguinho em flash, ou é o quiz para saber que merda de sobremesa é que tu és, ou é a galeria de animais «ultra-amorosos», ou toda uma série de inutilidades que andam a circular aí por mail para as quais já não há paciência, tudo regado com piadolas fáceis e graçolas de uma rara boçalidade, não há nada na Blogotinha que seja de lavra própria. Mas isso em si não é negativo. Há blogs que são excelentes compilações do melhor que o Homem consegue fazer. A Blogotinha é precisamente o contrário, para gáudio de quem não se quer esforçar por ir um bocadinho mais à frente.

O que é que move a Blogotinha? Nem mais nem menos do que as visitas. A Blogotinha quer visitas. Basta ver como fala do contador. Já vi pais a falarem dos filhos com menos entusiasmo. E qualquer estratégia serve para pôr o contador a rodar. O método mais utilizado é atirar para o ar um tema que não interessa a ninguém e pedir os comentários dos visitantes. A quantidade de verbo desperdiçada nestas iniciativas é de bradar aos céus. Ninguém diz nada que interesse e as graçolas são básicas. O riso alarve imagina-se atrás de cada palavra. Se os Malucos do Riso tivessem um blog, seria a Blogotinha. Se a TVI tivesse um blog, seria a Blogotinha. Um pesadelo.

Mas o que realmente surpreende nesta chafurdice toda é a quantidade de blogs inteligentes, feitos por pessoas inteligentes, onde se escrevem coisas inteligentes, que linkam a Blogotinha. Será que ela tem fotografias comprometedoras desta malta? Não dá para perceber o fascínio.

Chega de falar desta ETAR avariada. Até um Vómito tem o seu limite. Se as pastilhas Rennie fizerem efeito, voltarei ao assunto.